Linha deve iniciar operações no segundo semestre de 2032
O governo de São Paulo autorizou nesta quarta-feira (29) a assinatura do contrato de concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que ligará a capital paulista à cidade de Campinas. O consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos (TIC Trens) venceu o leilão em fevereiro e será responsável pelo projeto, que está orçado em R$ 14,2 bilhões. A concessão será válida por 30 anos.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fornecerá um financiamento de R$ 6,4 bilhões para apoiar o investimento público do estado.
Detalhes do projeto
O TIC será um serviço expresso de 101 quilômetros de trilhos entre São Paulo e Campinas, com uma parada em Jundiaí. O projeto inclui também o Trem Intermetropolitano (TIM), que conectará Campinas e Jundiaí, além da concessão da Linha 7-Rubi, atualmente operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre Jundiaí e a capital.
O trem entre São Paulo e Campinas será o mais rápido do Brasil, alcançando velocidades de até 140 km/h. A viagem durará 64 minutos, com 15 trens no serviço expresso e uma tarifa média de R$ 50. O TIM operará com sete trens em um percurso de 44 km, com tempo de deslocamento de 33 minutos. As estações incluirão Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas, com velocidade média de 80 km/h e capacidade para 2.048 passageiros. A tarifa média será de R$ 14,05.

Operação da Linha 7-Rubi
A Linha 7-Rubi ligará as estações Barra Funda, na capital, e Jundiaí. A tarifa será a mesma da pública atual, R$ 5. O trecho de 57 quilômetros possui 17 estações e capacidade para 400 mil passageiros por dia. O contrato prevê a transferência de 30 trens da CPTM para o novo concessionário.
Próximas etapas e cronograma
Após a assinatura do contrato, começa a fase preliminar do projeto, de junho a novembro deste ano. A concessionária apresentará os planos de financiamento, desapropriação e reassentamento, e se preparará para a transição operacional com a equipe da CPTM. As ações preparatórias para as obras dos três serviços do TIC Eixo Norte ocorrerão até julho de 2026. A construção de todas as linhas deve começar até dois anos após a formalização do acordo.
As obras da Linha 7-Rubi e do TIM têm previsão de duração de três anos, com conclusão em agosto de 2029. As obras do TIC devem durar cinco anos, com início das operações no segundo semestre de 2032.
Durante 2025, está prevista a operação assistida da TIC Trens na Linha 7-Rubi, com apoio da CPTM na transferência dos serviços. A operação comercial na Linha 7-Rubi deve começar em 2026, iniciando assim o prazo efetivo de 30 anos da concessão.
Para o TIM, os testes operacionais começarão no último trimestre de 2029, com operação comercial prevista para 2030. No caso do TIC, os testes estão previstos para o final de 2031, com início da operação comercial no ano seguinte.