PORTO VELHO – Moradores da Avenida Pinheiro Machado, nas imediações de uma faculdade particular, reclamam de indiferença da Energisa no tempo para restabelecer a energia que foi interrompida na sexta-feira à noite. “Foi uma sexta-feira 13 digna de filme de terror. Além do calor infernal, parecido com o descrito por Dante em sua obra “Inferno de Dante”, o insuportável calor. Assim não tem quem resista”, reclama um consumidor.
Aquele trecho da Pinheiro Machado ficou desde às 21 horas de da última sexta-feira (13) sem energia. Devido a falta de luz, conforme um dos reclamantes, os comércios do local tiveram de fechar suas portas. Outras ruas também tiveram o mesmo problema.
Um criança passou mal e teve de ser socorrida.
Os moradores afirmam que telefonaram para a Energisa – empresa que detém a concessão do serviço de energia elétrica em Rondônia -, entanto, a concessionária parece tratar o assunto com indiferença. A resposta padrão é sempre a de tem de aguardar a equipe se deslocar ao local.
Outras regiões da cidade também relatam problemas na queda de potência e explosão de transformadores.
A reportagem fez contato com a assessoria de imprensa da Energisa, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Os moradores da região apelaram para a imprensa para relatar o que eles classificam como descaso por parte da Energisa.
Depois de enfrentar mais de dez horas de escuridão e calor enquanto aguardavam pela solução do problema, os moradores viram chegar uma equipe de manutenção da Energisa. Um trabalhador com uniforme da empresa contratada pela Energisa informou que a energia estaria restabelecida dentro de sessenta minutos.
E foi só uma promessa.
Na real, a energia naquela região só foi plenamente restabelecida por volta das 15 hora de sábado, 19 horas depois do início do problema.
Pergunta retórica! Será que o problema é realmente tão complexo que demanda quase um dia para ser resolvido?
Você pode espernear
Se a Energisa não resolver um problema, é possível registrar uma reclamação na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para isso, pode-se o utilizar o ChatBot. Preencher um formulário no site da Aneel. Usar o aplicativo Aneel Consumidor. Ligar para os números 167 ou 0800 7270167, de segunda a sábado, das 8h às 20h. A Energisa também pode ser contatada pelo número 0800 032 0196, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Para formalizar uma reclamação pessoalmente, o consumidor pode ir ao Procon da sua cidade ou ao Juizado Especial Cível. É necessário levar cópia da documentação do caso, RG, CPF e comprovante de residência.
Fonte:expressaorondonia





