Pr. Sidney Santos
“Então Jesus disse aos seus discípulos: ‘Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará'” (Mateus 16:24-25)
O que lhe vem à mente quando você vê uma cruz? Talvez você pense nela como o símbolo da igreja ou do cristianismo. Para muitos, a cruz é um acessório de moda ou mesmo uma tatuagem. A igreja primitiva, porém, não usava a cruz como símbolo: ela usava um peixe. A igreja primitiva não vestia cruzes; ela morria em cruzes. A cruz era uma imagem chocante e perturbadora.
No primeiro século, quem vivia em qualquer área ocupada pelos romanos, sabia das cruzes, pois os romanos tinham uma preferência por crucificar pessoas. A crucificação não era um modo eficiente de executar alguém. Havia modos mais eficazes. Os romanos usavam a cruz como instrumento de tortura. Eles a usavam para infligir o máximo de dor. Crucificavam pessoas e punham-nas em exibição pública para servir de alerta a qualquer um que se atrevesse a desafiar o poder de Roma.
Foi por isso que Jesus disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16:24). Era um jeito alarmante de falar. E significava uma coisa: morte. Isso não soa nada atraente. Você logo se imagina vivendo uma vida desgraçada e de sacrifício — uma vida infeliz.
Mas Jesus prosseguiu dizendo: “Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará” (versículo 25). O fato é que quando você realmente toma a sua cruz, você experimenta vida.
O objetivo não é aprender a amar a si; é negar a si mesmo. Se você realmente quer se encontrar, tem de perder a si. E como perder a si mesmo? Tomando a cruz e seguindo-O.
Por Causa do Amor de Deus
Salmos 23:3b…….. por amor do seu nome.
Pai querido e amado Deus, perdoa-me porque sou pecador e não sou digno de ser chamado de teu filho. Que o teu amor possa cobrir a multidão dos meus pecados e a tua graça permita que tenha a imensa alegria de andar em tua presença. Ajuda-me a negar a mim mesmo e carregar a minha cruz. É o que oro em nome de Jesus. Amém.



