Para fortalecer a inclusão social dos reeducandos, o governo de Rondônia promove durante o mês de setembro, nas penitenciárias do estado, ações voltadas à questão religiosa e social. A iniciativa visa proporcionar a reintegração dos internos e fortalecer os laços comunitários.
Executada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), uma das ações está sendo aplicada na Penitenciária Agenor Martins de Carvalho, em Ji-Paraná, com o projeto “Amor Ágape Cuidando de quem Cuida: uma Jornada de Transformação e Esperança”, a fim de proporcionar um atendimento humanizado e integral às mulheres reclusas e aos servidores; e na Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho, em Porto Velho, com o batismo religioso.
AÇÃO SOCIAL
Projeto “Amor Ágape Cuidando de quem Cuida” atende servidores
O projeto “Amor Ágape Cuidando de quem Cuida”, realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) e instituições religiosas, fora realizado entre os dias 13 e 15, na Penitenciária Agenor Martins de Carvalho, em Ji-Paraná, a reclusas e servidores do sistema penal feminino.
O projeto visa promover o cuidado integral, incluindo aspectos físicos, psicológicos e espirituais, essenciais para fomentar um ambiente mais humano e propício à ressocialização.
A ação, voltada aos cuidados físicos, emocionais e espirituais, contou com atendimentos de odontologia, médico, psicologia, massoterapia, cortes de cabelo, barba, manicure e jurídico, criando um ambiente de renovação e esperança dentro da unidade prisional.
A coordenadora de projetos da Sejus, da Regional II, policial penal Gersionita Rodrigues, enfatizou a abrangência das atividades. “Estamos unindo forças para proporcionar um espaço de reflexão e mudança. A Sejus acredita que a fé e a solidariedade podem mudar vidas e contribuir para uma sociedade mais justa.”
AÇÃO RELIGIOSA
O batismo foi realizado para os internos da Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho; no dia (16), em uma ação promovida pelo Núcleo de Assistência Religiosa da Sejus (Nuar), em parceria com uma instituição religiosa da Capital. O culto contou com a participação de 100 apenados, dos quais dez foram batizados, na presença de pastores e servidores da Nuar. O chefe do Núcleo de Assistência Religiosa, Túlio Rogério enfatizou que, “a promoção do batismo na penitenciária é parte do trabalho, o qual visa proporcionar assistência religiosa que ajude na ressocialização dos detentos.”
O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou acerca da relevância da ação: “Essas ações representam um passo importante para oferecer aos apenados assistência e esperança. O apoio espiritual pode ser um diferencial na transformação da vida desses indivíduos. Promover a espiritualidade e solidariedade nas unidades prisionais é fundamental à construção de um futuro mais humano. Neste sentido, o governo está investindo na recuperação e reintegração destes.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Ações religiosa e social nas unidades prisionais de Rondônia promovem inclusão social apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.



