O governo de Rondônia estabeleceu parceria com uma instituição de apoio e desenvolvimento ao ensino, pesquisa e extensão universitária do Acre e a Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), para a criação do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Políticas Públicas (PPGPP) em fevereiro de 2025. O curso tem o objetivo de capacitar e aprimorar profissionais da área de políticas públicas através da pesquisa aplicada, oferecendo soluções eficazes para os desafios da gestão governamental. A parceria fortalece a colaboração entre os setores acadêmico e governamental.
O processo seletivo do PPGPP teve início com a fase de inscrição e submissão do projeto, publicada no site da Unir, realizada no período de 10 a 24 de março de 2025. A seleção conta com duas etapas: análise de projeto e entrevista, seguida da divulgação do resultado. Os candidatos devem ficar atentos ao cronograma para interposição de recursos.
FORMAÇÃO E IMPACTO
O PPGPP é estruturado para qualificar profissionais que atuarão diretamente na formulação, avaliação e implementação de políticas públicas. Com foco na pesquisa aplicada, o Programa possibilita a integração entre conhecimento teórico e prático, permitindo que os alunos desenvolvam projetos voltados à melhoria da gestão pública. Cada candidato ao mestrado deve submeter um projeto de pesquisa alinhado à sua área de atuação, com potencial para impactar positivamente as políticas públicas. Durante o curso, os mestrandos terão a oportunidade de elaborar soluções inovadoras que resultem em produtos aplicáveis e eficazes na administração pública.
INOVAÇÃO E EFICIÊNCIA
A pesquisa aplicada é um dos pilares do PPGPP, que incentiva os profissionais a trabalharem com contextos reais e desenvolver soluções viáveis para os desafios da gestão pública. O programa busca capacitar servidores e gestores para que possam transformar suas experiências em conhecimento técnico-científico, promovendo inovação e eficiência nas políticas públicas estaduais.
REGULAMENTAÇÃO
O curso é autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), garantindo a qualificação dos participantes com o título de Mestre em Políticas Públicas.
A secretária da Sepog, Beatriz Basílio, enfatizou a importância do Programa: “O PPGPP representa um avanço estratégico para a qualificação da gestão pública em Rondônia, por meio do qual, buscamos aprimorar a formulação e implementação de políticas públicas, tornando-as mais eficazes e alinhadas às reais necessidades da população. “
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, também destacou a relevância da iniciativa. “A qualificação dos servidores é essencial para modernizar a gestão pública. O PPGPP é uma estratégia inovadora que contribuirá para soluções eficazes nos desafios do estado.”
ETAPAS
Primeira Fase – Análise de Projeto
- Divulgação dos resultados: até 10/4 às 23:59;
- Interposição de recursos: até 12/4 às 23:59; e
- Análise dos recursos: até 15/4 às 23:59.
Segunda Fase – Entrevista
- Divulgação dos resultados: até 29/4 às 23:59;
- Interposição de recursos: até 2/5 às 23:59; e
- Análise dos recursos: até 6/5 às 23:59.
Resultado Final:
- Divulgação dos resultados: até 6/5 às 23:59;
- Interposição de recursos: até 8/5 às 23:59;
- Análise dos recursos até: 9/5 às 23:59.
Com essa iniciativa, o PPGPP se consolida como um marco na qualificação dos profissionais do setor público, impulsionando a eficiência da administração estadual e promovendo avanços significativos na formulação e execução de políticas públicas em Rondônia.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Governo de RO investe em qualificação e inovação para gestão pública no estado apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.