Da Redação O Bandeirante News

Em uma solenidade marcada por emoção, gratidão e esperança, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, entregou oficialmente o novo Sistema de Abastecimento de Água do distrito de União Bandeirantes, localizado na zona rural de Porto Velho. O evento foi realizado na Rua Dionízio, nº 1776, e reuniu autoridades, representantes da comunidade e moradores locais, que agora passam a contar com água tratada em 100% das residências.

O objetivo da obra, finalizada em março deste ano, é garantir mais saúde, qualidade de vida e dignidade à população de cerca de 30 mil habitantes do distrito. Com um investimento total de R$ 9.061.900,81, a iniciativa contou com recursos do Governo Federal, por meio do PAC, e contrapartida do Governo de Rondônia, que investiu R$ 2.290.444,08 para destravar e concluir a obra.
Durante o evento, o governador Marcos Rocha destacou a importância do compromisso com obras que realmente impactam a vida das pessoas. “Estamos aqui hoje não apenas entregando uma estrutura física, mas garantindo dignidade. Água tratada é saúde, é desenvolvimento. Essa entrega representa o compromisso do nosso governo com a população que mais precisa, que há anos esperava por essa transformação”, afirmou o governador.
A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp) e incluiu a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade para tratar 30 litros por segundo, 3.577 metros de adutora, 40.679 metros de rede de distribuição e um reservatório semi-enterrado com capacidade de 1.000 m³. Ao todo, 979 ligações domiciliares foram realizadas, garantindo que a água chegue a todas as casas da região.
O secretário da Seosp, Elias Rezende, destacou a importância do projeto. “União Bandeirantes tem um sistema de abastecimento moderno, eficiente e seguro. Esse resultado é fruto de um trabalho técnico, com gestão responsável e foco nas pessoas. É uma conquista de todos.”
DE PROMESSA À REALIDADE

Iniciada em 2014, a obra foi paralisada em 2018 para ajustes contratuais e só foi retomada em 2021, após esforços do Governo do Estado para destravar burocracias. “Foram anos de espera e, hoje, sentimos que fomos ouvidos. É um novo tempo para União Bandeirantes”, comentou Valdecir Ozório Patrício, administrador do distrito.
O presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD), Cleverson Brancalhão, informou que a partir desta quarta-feira (16), a companhia assume oficialmente a operação e gestão do sistema. “Com essa entrega, garantimos que a população tenha acesso à água tratada de forma contínua e segura. A partir do dia 23 de abril, iniciaremos o cadastramento dos moradores e os contratos de prestação de serviço para que o consumo seja regularizado”, explicou.
ANTES E DEPOIS: UMA MUDANÇA HISTÓRICA
Antes do sistema, os moradores de União Bandeirantes dependiam de poços amazônicos ou artesianos, muitos sem garantia de potabilidade. Essa realidade agora faz parte do passado.
Texto: Secom/Gov.RO
Edição do Jornal O Bandeirante Agosto/24

Texto: Secom Gov/RO



