
O Seminário contou com a participação de especialistas de entidades parceiras da Seduc
O governo de Rondônia realizou no dia 26 de junho, o IV Seminário do Projeto de Educação, Prevenção e Acompanhamento ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas (Pepad). O evento, de inciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), aconteceu no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Brasília, em Porto Velho, e reuniu cerca de 70 profissionais da equipe gestora e técnico-pedagógica das escolas da Capital.
Com transmissão simultânea pela internet, o seminário também alcançou os servidores das Superintendências Regionais de Ensino e escolas do interior do estado, fortalecendo a política institucional de prevenção e atenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas no ambiente educacional.
O evento contou com a presença de especialistas de instituições parceiras, como a Universidade Federal de Rondônia (Unir), Corregedoria-Geral de Administração (CGA/Segep), Conselho Municipal de Saúde (CMS-PVH), além de membros dos grupos de apoio Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Al-Anon.
A palestra magna da programação abordou o tema “A relação entre o sofrimento no trabalho e o consumo de álcool e outras drogas”, ministrada pela professora drª da Unir, Vanderléia de Lurdes Dal Castel Schlindwein. Em seguida, uma mesa-redonda reuniu profissionais de diversas áreas para discutir o tema “Sofrimento psíquico, drogas e trabalho”, aprofundando as reflexões sobre os desafios enfrentados pelos servidores da educação.

Durante o Seminário foi realizado atividades laborais para os servidores
Segundo a gerente de Saúde e Segurança Ocupacional da Seduc, Sirlei Barros, o seminário proporcionou um espaço fundamental de escuta e aprendizado. “Contamos com a participação de especialistas que atuam diretamente no contexto da dependência química, o que contribuiu de forma significativa para ampliar o olhar e as ações de prevenção entre os profissionais da educação”, destacou.
Para a secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, a ação demonstra o compromisso da gestão estadual com a saúde e o bem-estar dos servidores. “É muito importante que os profissionais da educação tenham acesso a informações claras, para que possam orientar e esclarecer também suas equipes escolares sobre esse tema tão sensível e necessário”, reforçou.
O Projeto Pepad foi iniciado em 2019 e integra a política de cuidado e prevenção da Seduc, com foco em promover uma atuação integrada e humanizada para o acompanhamento de servidores que enfrentam transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Seminário fortalece ações de prevenção ao uso de substâncias psicoativas no ambiente educacional apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.



