
O Samci também serve como base para ações de aprimoramento contínuo e para a formulação de estratégias de controle mais eficientes
Teve início na segunda-feira (4), na Escola de Governo, em Porto Velho, o treinamento sobre o Sistema de Avaliação de Maturidade de Controles Internos (Samci). A capacitação é voltada para servidores que atuam nas unidades setoriais de controle interno dos órgãos do Poder Executivo Estadual e está sendo promovida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), por meio da Diretoria de Consultoria e Gestão de Riscos (DCGR).
O objetivo do treinamento é apresentar as funcionalidades do Samci e a metodologia por trás da ferramenta. O sistema foi desenvolvido para medir o nível de maturidade dos controles internos no âmbito da administração pública estadual, promovendo o fortalecimento de eixos importantes: compliance, gestão de riscos, controles internos, governança, monitoramento e informação. O sistema também serve como base para ações de aprimoramento contínuo e para a formulação de estratégias de controle mais eficientes.
Segundo o diretor da DCGR, Pablo Jean Vivan, a capacitação representa um passo importante na consolidação da cultura de controle e gestão de riscos no estado. “O Samci é um instrumento essencial para avaliarmos, de forma estruturada, o estágio em que se encontram os mecanismos de controle interno em cada órgão. Essa capacitação vai nos permitir avançar na aplicação prática do sistema e garantir maior segurança e eficiência à administração pública”, destacou.
O controlador-geral do Estado, José Abrantes Alves de Aquino, enfatizou a importância da participação dos servidores nessa etapa de formação. “A gestão estadual tem investido em ações de capacitação com foco na melhoria da gestão pública. O Samci vem justamente para apoiar os gestores na tomada de decisões, fortalecendo os controles internos e, consequentemente, a entrega de melhores resultados à sociedade.”
A capacitação seguirá até o início de setembro, com uma programação de conhecimento técnico combinado com aplicação prática, abordando os funcionamentos do sistema e a metodologia de avaliação. Ao final, espera-se um diagnóstico da maturidade do sistema de controle interno de cada órgão, promovendo autoconhecimento e direcionando esforços para áreas críticas.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Servidores participam de capacitação sobre Sistema de Avaliação de Maturidade de Controles Internos apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.



