O governo de Rondônia realizou durante o III Simpósio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Simfap), o encerramento do programa Centelha (2ª edição). Durante o evento que aconteceu no dia 23 de julho, em Porto Velho, houve a entrega simbólica das menções honrosas aos projetos que chegaram à etapa final do programa.

Durante o evento houve a entrega simbólica das menções honrosas aos projetos que chegaram à etapa final do programa
O programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação Certi. A execução é descentralizada, realizada por instituições parceiras em cada estado participante — em Rondônia, a executora é a Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero).
APOIO E RECONHECIMENTO
O Centelha II, referente ao Edital nº 001/2021, concedeu subvenção econômica à inovação, com apoio financeiro no valor global de R$ 1.179.992 milhão. Os recursos foram destinados a 19 empresas aprovadas nas três etapas do programa, devidamente formalizadas e aptas para a contratação. Cada projeto pôde receber até R$ 53.636 mil. Como forma de reconhecer o esforço e o potencial dos participantes, a Fundação entregou menções honrosas aos projetos que chegaram à etapa final do programa. A lista completa das empresas homenageadas está disponível aqui.
CASES DE SUCESSO
Para ilustrar o potencial transformador dessas iniciativas, foram apresentados três cases de sucesso do Programa Centelha II, conduzidos por empreendedores que transformaram ideias inovadoras em projetos com impacto social, ambiental e econômico. Cada um teve cinco minutos para expor suas experiências no programa, conquistas em seus negócios e aprendizados pessoais.

Para ilustrar o potencial transformador dessas iniciativas, foram apresentados três cases de sucesso
Os cases foram:
- Diogo Barbalho Hungria, com o projeto Meu Pé de Árvore;
- Mario Leonir Schwaab, com o projeto Desenvolvimento de cosméticos de alta performance;
- Sâmia Laíse Manthey Benevides, com o projeto Gestão da saúde mental e psicossocial relacionada ao trabalho;
O presidente da Fapero, Paulo Haddad, destacou a relevância do projeto para o ecossistema de inovação do estado. “O Programa Centelha é um exemplo de como a inovação pode nascer de ideias simples, mas com grande potencial transformador. Ao apoiarmos esses empreendedores, estamos fortalecendo o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação em Rondônia.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Governo de RO celebra sucesso do programa Centelha II com entrega de menções honrosas apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.