
Projeto é realizado em seis estados e busca identificar e promover ações preventivas junto à população privada de liberdade
Para promover melhorias e ações preventivas na área da saúde no sistema prisional, o governo de Rondônia participou de um projeto nacional de pesquisa voltado à população privada de liberdade. Em Porto Velho, o trabalho de campo foi realizado entre os dias 4 e 6 de agosto, na Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso.
A iniciativa é conduzida pelo Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Mato Grosso do Sul, e conta com a atuação da médica infectologista Mariana Pinheiro Alves Vasconcelos e da enfermeira Rose Ruffato, que lideram a equipe responsável pela execução do estudo no estado.
Com a colaboração da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Rondônia participa da pesquisa que visa compreender as percepções de pessoas em situação de reclusão sobre temas relacionados à saúde e à prevenção de doenças respiratórias, por meio do levantamento de dados clínicos, sociodemográficos e comportamentais. Ao todo, a pesquisa está sendo realizada em nove unidades prisionais do Brasil, sendo seis masculinas e três femininas.
CIDADANIA

Foram entrevistados 130 internos da unidade
Durante o período, cerca de 130 internos foram entrevistados. A participação no estudo ocorreu de forma voluntária, mediante consentimento dos próprios internos. Foram aplicados questionários e realizados exames laboratoriais. Todo o material e os dados coletados serão armazenados com segurança na plataforma Research Electronic Data Capture (REDCap), garantindo confidencialidade e rigor científico.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, ressaltou o papel da pasta como parceira estratégica na execução do projeto. “O apoio institucional ao projeto reflete o compromisso do estado com políticas públicas inclusivas e eficazes. Ao participar da pesquisa nacional, estamos aplicando ações preventivas na saúde dos internos; isso faz parte do processo de reintegração social humanizada.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Projeto nacional de pesquisa fortalece ações de saúde no sistema prisional apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.