Com o objetivo de promover a reinserção social por meio do fortalecimento espiritual e de momentos de reflexão, o governo de Rondônia realizou, no dia 26 de agosto, uma cerimônia de batismo religioso com reeducandos da Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso, em Porto Velho.
Em ação coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio do Núcleo de Assistência Religiosa (Nuar), em parceria com instituições religiosas da Capital, foi realizado o batismo de internos que, de forma voluntária, escolheram participar do ato cristão como expressão de renovação espiritual e transformação pessoal.
ASSISTÊNCIA RELIGIOSA
A Sejus, por meio do Nuar tem atuado para ampliar o acesso dos internos às atividades religiosas, respeitando a diversidade de crenças e fortalecendo o papel das comunidades religiosas como aliadas no processo de reintegração social. A iniciativa está em consonância com a Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984), que assegura o direito à assistência religiosa às pessoas privadas de liberdade no sistema penitenciário brasileiro. Além de garantir o cumprimento da legislação, a atividade também reforça as políticas públicas voltadas à humanização das penas e ao respeito à dignidade da pessoa humana.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou a relevância da espiritualidade no processo de transformação dentro das unidades prisionais. “A transformação do ser humano vai além das ações disciplinares. Nosso papel é garantir que, além do cumprimento da pena, haja espaço para a mudança pessoal e espiritual.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Assistência religiosa integra ação de ressocialização em unidade prisional de Porto Velho apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.