
O evento encerrou-se com o compromisso de manter a integração entre profissionais e instituições para ampliar o alcance das políticas de cuidado no ambiente prisional
Como parte de uma iniciativa voltada ao fortalecimento das políticas públicas de saúde no sistema prisional, o governo de Rondônia realizou, nos dias 28 e 29 de agosto, o 1º Encontro de Servidores da Saúde Prisional, em Porto Velho. O evento reuniu profissionais da saúde de todo o estado que atuam no atendimento às pessoas privadas de liberdade, por meio de palestras, rodas de conversa e oficinas.
Organizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o encontro contou com dois dias de atividades, abordando temas, como:
- a evolução das políticas de saúde prisional;
- atenção aos egressos;
- classificação de risco e triagem em unidades de entrada;
- linha de cuidado em saúde mental; e
- políticas voltadas às populações vulneráveis.

O evento contou com momentos de descontração, incluindo alongamentos coordenados por um profissional da saúde
Além disso, servidores de diversos municípios compartilharam experiências, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e odontólogos.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, pontuou que o encontro é fundamental para o aprimoramento dos servidores e para a eficiência da assistência de saúde ofertadas no sistema penitenciário, contribuindo diretamente para a eficiência do sistema de justiça criminal e, consequentemente, para o fortalecimento da segurança pública”.
FORTALECIMENTO DA SAÚDE PRISIONAL
O encontro contou com a parceria da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), que contribuíram com debates sobre políticas públicas, vigilância em saúde e estratégias de prevenção no sistema prisional.

O encontro contou com a participação de representantes estaduais e federais
Também foram abordados os protocolos da Gerência de Saúde (Gesau) da Sejus, as atribuições da Diretoria de Políticas Penais, além de temas como melhoria contínua, capacitação dos servidores e apresentação de pesquisas desenvolvidas na área.
O coordenador nacional de Saúde das Políticas Penitenciárias da Senappen, Kleber Carlos Moraes, destacou a importância da iniciativa. “Participar do primeiro encontro dos servidores de saúde é muito relevante. Aqui temos a oportunidade de interagir com quem está na ponta, trazendo suas experiências e dificuldades. Isso nos proporciona um olhar de apoio por esses profissionais que fazem um excelente trabalho.”
A assistente social da Sejus, Alessandra Ishigami, que atua desde 2012 na Gerência de Classificação do Centro de Detenção Provisória, destacou o simbolismo da realização do evento: “Como servidora, acredito que este é um sonho realizado. Está excelente, muito bem organizado, com temáticas relevantes e palestrantes qualificados. É uma grande satisfação participar de um evento tão esperado por todos nós”, ressaltou.
VALORIZAÇÃO
O secretário adjunto da Sejus, Ebenézer Moreira reforçou o caráter estratégico da ação. “O encontro amplia a articulação entre servidores e municípios do estado, fortalecendo protocolos, qualificando equipes e permitindo que os desafios do dia a dia do sistema prisional sejam debatidos coletivamente.”
O secretário da Sejus, Marcus Rito ressaltou que o evento inaugura um novo ciclo de integração. “Esse é um marco histórico para a Sejus e para Rondônia, pois reunimos toda a rede de saúde prisional, promovendo integração, troca de experiências e reconhecimento do trabalho desempenhado pelos servidores”.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Profissionais da Saúde Prisional trocam experiências e estratégias para o fortalecimento da rede de atenção apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.