
A participação foi resultado da conquista na I Exposição de Ciências, Tecnologia e Inovação de Rondônia (Expocitec-RO) de 2024
Os estudantes e professores da Escola Migrantes, de Mirante da Serra, representaram Rondônia na IV Feira de Empreendedorismo, Ciência, Engenharia e Tecnologia (Fecet), realizada entre os dias 27 e 30 de agosto, em Cascavel, no Paraná. A participação foi resultado da conquista na I Exposição de Ciências, Tecnologia e Inovação de Rondônia (Expocitec-RO) de 2024, organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O custeio das despesas para a viagem contou com apoio da Seduc e da Prefeitura Municipal de Mirante da Serra.
O projeto “Xilofone Automatizado com Arduino e motores DC”, desenvolvido pelas estudantes Iasmin Silveira e Emilly Siqueira, sob orientação do professor Adivaldo João Santos, conquistou o segundo lugar na categoria Engenharias.
Já o estudante Marco Antônio Evangelista, foi premiado na categoria Criatividade com o projeto “Carrinho de Controle Bluetooth”. O grupo ainda garantiu uma credencial para representar Rondônia na London International Youth Science Forum (Liysf), em Londres, considerada uma das maiores feiras de ciências juvenis do mundo, que acontecerá em julho de 2026.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação dos estudantes em eventos nacionais e internacionais reforça o papel da educação pública na formação de jovens preparados para o futuro, além de evidenciar o trabalho conjunto de professores, gestores e toda comunidade escolar.
A secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, ressaltou o trabalho dos profissionais envolvidos. “Essas conquistas são reflexo do empenho dos nossos professores, gestores e formadores, que incentivam os estudantes a explorarem a ciência e a tecnologia como ferramentas de transformação. Rondônia demonstra que, com incentivo e investimento, podemos alcançar grandes resultados.”
Além dos projetos premiados, a participação contou com a presença da formadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Ouro Preto do Oeste, Luciana Raposo, que representou o trabalho realizado pelos NTEs na capacitação do uso pedagógico de tecnologias. A gerente de Tecnologia Educacional, Deise Lima, coordenadora do Projeto Robótica Maker, destacou junto à organização da Fecet que, apesar de ser a primeira participação de Rondônia, o estado já garantiu credenciais para a próxima edição da feira, consolidando sua presença no cenário científico.
INTERCÂMBIO RONDÔNIA
Outro destaque de incentivo estudantil é o programa Intercâmbio Rondônia, que está com inscrições abertas e neste ano conta com 35 vagas para estudantes da rede pública estadual participarem de uma experiência internacional de aprendizagem.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Estudantes de Rondônia se destacam em feira nacional de ciência no Paraná apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.



