
O curso visa à valorização da dignidade humana ao fortalecimento da política prisional, com foco na transformação social por meio da educação e do trabalho
Visando a ressocialização por meio da qualificação profissional, o governo de Rondônia iniciou, no dia 16 de setembro, o projeto piloto do curso “Frigorífico e Piscicultura”, na Penitenciária Estadual Aruana (PEA), em Porto Velho. A ação envolve 20 internos e representa um passo importante na preparação de pessoas privadas de liberdade para o mercado de trabalho.
O curso é realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). A formação tem como principal objetivo ensinar técnicas de produção de embutidos e defumados, promovendo habilidades práticas e conhecimentos técnicos que ampliam as oportunidades de reinserção social.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a qualificação no sistema prisional fortalece a segurança pública e contribui diretamente para o processo de reintegração social.
EDUCAÇÃO
Com carga horária de 160 horas, o curso é ministrado pelo instrutor do Idep, Leilson Pereira Benarrosh, e inclui aulas teóricas e práticas. Entre os temas abordados estão o recebimento da matéria-prima, o preparo ideal do toucinho e a produção de salsichas, além de outros produtos derivados de proteína animal. A capacitação também contempla noções de higiene, segurança alimentar e processos industriais.
Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, a qualificação profissional é uma das principais estratégias para reduzir a reincidência criminal. “O curso representa uma política pública concreta de ressocialização. Quando oferecemos ensino profissionalizante, estamos abrindo portas para um novo começo. É um investimento que retorna para a sociedade em forma de segurança, dignidade e cidadania”, evidenciou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Curso piloto oferece qualificação profissional para internos na produção de embutidos e defumados em Porto Velho apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.



