Empresa rondoniense leva à Agrotec cafés robusta amazônicos de alta pontuação, incluindo microlotes produzidos em Nova Califórnia
Janderson Dalazen explica que a Brazano é uma empresa rondoniense criada para torrar, embalar e distribuir cafésPara a Agrotec, a Brazano preparou embalagens com a bandeira de Rondônia, o nome do produtor e o distrito de origem, destacando a identidade amazônica do café. “Estamos apresentando um café robusta amazônico de alta pontuação. A feira é uma oportunidade para mostrar a qualidade, fazer negócios e aproximar o público do que é produzido aqui.”
Janderson também celebrou o crescimento da cafeicultura na região norte de Rondônia. “A cafeicultura está chegando a Porto Velho. Já existem produtores se consolidando nos distritos, como União Bandeirantes e Nova Califórnia. O seu Abralino é pioneiro, participou de concurso estadual de qualidade e hoje produz café especial reconhecido”.
Entre os visitantes interessados estava Augusto Martins, técnico de assistência agrícola que atua com comunidades indígenas no Pará. Para ele, a Agrotec tem sido uma oportunidade importante.
“Tenho certeza de que muita gente veio para comprar e provar um café diferente. Onde trabalho, a maioria das famílias é indígena e produz café. Aproveitei para aprender, porque aqui tem profissionais experientes. Nos mercados, dificilmente encontramos café especial, só gourmet. Por isso é tão importante estar aqui e levar essa experiência para quem está começando lá na aldeia”.
Augusto também destacou que a diversidade apresentada na feira abre novas possibilidades. “A gente viu experiências com cacau, com café… É um potencial grande tanto para Rondônia quanto para as comunidades indígenas do Rio Tapajós. A ideia é levar conhecimento e motivar a produção de cafés melhores e mais valorizados”.
Por meio da Brazano, que torra, embala e distribui para todo o país, o café local tem ampliado mercado. “Vendemos para Porto Velho, para o e-commerce e atendemos o Brasil inteiro com cafés produzidos na capital e no interior. A Prefeitura oferecer um espaço gratuito como esse ajuda os empreendedores. Já fechamos vendas, fizemos contatos e criamos novas oportunidades nesses primeiros dias de feira”.
A Agrotec 2025 é realizada pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semagric, com apoio da Semtel, Funcultural, ADPVH, SMCL e Sebrae.
PMPV


%2012_19_42_c938a4de.jpg)

