Redação A GZT RO
Inscrições para crianças a partir de 2 anos começam em 8 de janeiro e seguem até o dia 15, com resultado previsto em edital
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dará início em janeiro ao processo da Chamada Escolar Municipal 2026, que irá disponibilizar vagas para alunos da rede pública municipal. As inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 15 de janeiro, exclusivamente para crianças a partir de 2 anos de idade que ainda não estão matriculadas no sistema municipal de ensino.
O chamamento tem como objetivo organizar a oferta de vagas para o próximo ano letivo, garantindo acesso à educação infantil e ao ensino fundamental. O resultado do processo será divulgado no dia 19 de janeiro, por meio de edital oficial publicado no portal da Prefeitura.
Segundo a diretora de Políticas Institucionais da Semed, Roseli Vieira, antes da abertura da chamada foi realizado um amplo trabalho de readequação de alunos que, em 2025, precisaram estudar em escolas particulares por falta de vagas na rede municipal. De acordo com ela, mais de 400 estudantes foram reorganizados e já estão com situação regularizada para 2026.
“A Secretaria está finalizando, ainda em dezembro, todos os ajustes relacionados às vagas dos alunos que já fazem parte da rede municipal. Somente após essa etapa é que as vagas remanescentes serão disponibilizadas no sistema para a chamada escolar, que acontece de 8 a 15 de janeiro”, explicou a gestora.
Para participar do processo, os pais ou responsáveis devem acessar o Portal da Prefeitura de Porto Velho, onde estará disponível o edital com todas as regras, critérios de seleção e a lista de documentos exigidos para a inscrição.
A Semed reforça a importância de que as famílias fiquem atentas aos prazos e às orientações do edital para garantir a participação no chamamento e o acesso às vagas ofertadas na rede municipal de ensino.



