Com o objetivo de fortalecer os princípios de integridade, transparência, ética e responsabilidade na gestão pública, foi realizada, no dia 27 de janeiro, a solenidade de entrega do certificado da Controladoria-Geral do Estado (CGE-RO) à Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer). O ato reconhece o compromisso da alta gestão com o Programa Rondoniense de Integridade (Proin) e marca o início do seu 2º ciclo. O evento ocorreu na sede da Autarquia, em Porto Velho.
A iniciativa contou com a participação da CGE-RO, responsável pela coordenação, orientação, facilitação e supervisão do Proin, reforçando o alinhamento institucional da alta administração com as boas práticas de governança e a consolidação da cultura de integridade no âmbito do Poder Executivo Estadual.
Estiveram presentes o presidente da Jucer, Clébio Billiany; o vice-presidente Éder Neves; o secretário-geral, Roger Francis e a controladora-geral, Lifávia Tindale, além do controlador-geral do Estado de Rondônia, José Abrantes Alves de Aquino; a coordenadora de Integridade da CGE-RO, Pâmela Jacomini; e o diretor de Integridade da CGE-RO, Diego Baylão. O encontro também contou com a participação de servidores responsáveis por coordenar, supervisionar e implementar as ações e medidas relacionadas ao Proin dentro da Autarquia, reforçando o caráter colaborativo da iniciativa.
O controlador-geral do Estado, José Abrantes Alves de Aquino, destacou que o compromisso da alta gestão representa um passo estratégico para consolidar a integridade como valor permanente na administração pública. “O Proin é uma ferramenta fundamental para fortalecer os mecanismos de prevenção, detecção e tratamento de riscos à integridade. Com o compromisso, cria-se um ambiente institucional mais ético, transparente e responsável, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados à sociedade”, enfatizou.
O presidente da Jucer, Clébio Billiany, enfatizou que a iniciativa reafirma o compromisso da Autarquia com a ética, a transparência e a melhoria contínua dos serviços públicos. “Ao aderir e reafirmar o Proin, a Jucer fortalece seus processos internos, amplia a confiabilidade institucional e contribui para um ambiente de negócios mais seguro e transparente em Rondônia.”
A coordenadora de Integridade da CGE-RO, Pâmela Jacomini, ressaltou que o segundo ciclo do programa marca o avanço das ações voltadas ao fortalecimento da governança e da cultura organizacional. “A assinatura do termo simboliza o engajamento contínuo dos dirigentes com a consolidação das práticas de integridade, garantindo maior efetividade às políticas públicas e segurança institucional nos processos administrativos.”
Na mesma linha, o diretor de Integridade, Diego Baylão, pontuou que “o trabalho colaborativo possibilita a disseminação da cultura da integridade em todos os níveis da administração, promovendo ambientes mais íntegros, eficientes e alinhados às diretrizes de governança.”
COMPROMISSO INSTITUCIONAL
A assinatura do Termo de Compromisso com o Proin pela alta gestão integra as ações estratégicas do 2º Ciclo do programa, que tem como objetivo aprimorar continuamente os mecanismos de integridade, prevenção à corrupção, transparência e governança em todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Com iniciativas como essa, o governo de Rondônia segue fortalecendo a cultura de integridade e o compromisso institucional com boas práticas de governança, em benefício direto da sociedade rondoniense, promovendo uma administração pública cada vez mais ética, eficiente e transparente.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Boas práticas de governança e consolidação da cultura de integridade marcam início do 2º ciclo do Proin na Jucer apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.





