
Com 95,95 metros de extensão e 8,80 metros de largura, a ponte representa um importante investimento do governo de Rondônia para fortalecer a infraestrutura de transportes, ampliar a segurança viária e melhorar a mobilidade
A ponte sobre o Rio Pimenta Bueno, localizada na RO-495, em Chupinguaia, já está liberada para o tráfego de veículos. A medida ocorre após a conclusão dos serviços estruturais e de infraestrutura executada pela construtora responsável pela obra. Já o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO) realiza as últimas aferições técnicas para formalizar o recebimento definitivo da obra. Com 95,95 metros de extensão e 8,80 metros de largura, a ponte representa um importante investimento do governo de Rondônia para fortalecer a infraestrutura de transportes, ampliar a segurança viária e melhorar a mobilidade da população na região Cone Sul do estado.
Segundo manifestação formal da empresa executora, todos os serviços essenciais previstos no projeto foram concluídos, permitindo a operação da estrutura com segurança. A construtora informou que o aterro de acesso foi executado, consolidado e compactado conforme as especificações técnicas, apresentando condições adequadas para suportar o tráfego de veículos.
Os componentes estruturais em concreto atingiram o período de cura necessário e tiveram a resistência prevista em projeto comprovada por meio de ensaios tecnológicos realizados em conformidade com as normas técnicas vigentes. Também foram finalizados os serviços de infraestrutura, mesoestrutura, superestrutura metálica, tabuleiro, sinalização vertical e horizontal e demais dispositivos necessários ao funcionamento da ponte.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a obra impulsiona a integração regional e o desenvolvimento econômico, garantindo mais segurança, mobilidade e oportunidades para a população.
O diretor-geral do DER-RO, Eder André Fernandes, destacou que a liberação do tráfego foi precedida por análises técnicas que atestaram a funcionalidade da estrutura. “A manifestação da empresa executora demonstra que todos os elementos fundamentais da obra foram concluídos e estão aptos para operação. Ao mesmo tempo, o DER-RO mantém seu papel de fiscalização e controle, realizando as verificações necessárias para assegurar que todos os requisitos contratuais e técnicos sejam integralmente atendidos.”
INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES
Mesmo com a ponte em funcionamento, o DER-RO continua executando levantamentos topográficos, ensaios laboratoriais complementares e demais procedimentos previstos para a etapa de recebimento da obra. O objetivo é validar integralmente os serviços executados e promover eventuais ajustes que se fizerem necessários antes da formalização do recebimento definitivo.
De acordo com a titular da Coordenadoria de Planejamento, Projetos e Orçamentos de Obras (CPPOO), Carolina Lisowski, essa fase é uma etapa importante para garantir a qualidade da obra. “O recebimento definitivo exige uma série de verificações complementares que asseguram a conformidade dos serviços executados com os parâmetros estabelecidos em contrato e projeto. Esse processo garante maior segurança jurídica e técnica para a administração pública e para os usuários da estrutura”, explicou.
Após a conclusão das aferições finais, será formalizado o recebimento da obra e iniciado o período legal de garantia contratual. Conforme estabelece a Lei Federal nº 14.133/2021, a contratada permanece responsável pela solidez, segurança, qualidade dos materiais e funcionalidade da construção pelo prazo mínimo de cinco anos.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Ponte sobre o Rio Pimenta Bueno na RO-495 no Cone Sul entra na etapa final e tem tráfego liberado apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.




