O evento contou com a participação de servidores de várias unidades
Em um esforço contínuo para aprimorar a qualidade e eficiência da gestão pública, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) realizou na quarta-feira (31), um curso de capacitação em Auditoria Interna Governamental, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Porto Velho. O evento, que contou com a participação de servidores de várias unidades, destacou os fundamentos e práticas do controle, com foco nas funções da 2ª e 3ª linha de defesa.
Realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), o curso teve como objetivo capacitar os servidores públicos em técnicas alinhadas aos procedimentos e normativas vigentes no Brasil. A iniciativa buscou nivelar o conhecimento dos participantes em relação às atribuições e responsabilidades dos atores envolvidos em cada linha, além dos procedimentos necessários para execução de controle interno.
Segundo o controlador-geral do estado, José Abrantes de Aquino, investir na qualificação dos servidores é investir no futuro do estado, “dessa forma podemos garantir que os recursos sejam aplicados de maneira correta e responsável. A CGE está sempre disponível para auxiliá-los da melhor maneira possível,” afirmou.
De acordo com a superintendente da CGU, Sônia Mendes, que esteve presente na capacitação, a colaboração conjunta permite a implementação de melhores práticas de governança e também fortalece a relação entre os dois órgãos. “A cooperação técnica contribui para inovação em práticas de controle e auditoria, além de possibilitar o desenvolvimento de novas ferramentas e métodos”, evidenciou.
CAPACITAÇÃO
Durante o curso, os auditores Zulmiro Júnior e Ricardo Plácido trouxeram estudos de caso e aplicações práticas para temas como o modelo das 3 Linhas, sistema COSO (The Comitee of Sponsoring Organizations), avaliações, etapas e técnicas de auditoria interna, além de trazer de uma forma dinâmica para participação dos servidores, promovendo assim, um aprofundamento significativo em questões práticas da temática.
A realização do curso representa um passo significativo rumo à excelência na gestão pública, pois ambas instituições têm como missão promover a transparência e integridade no setor público, buscando cada vez mais melhorar os serviços para a sociedade. Com a qualificação dos servidores, espera-se um aumento na eficiência, transparência e accountability (termo se refere a tarefas de responsabilidade interna e sua aplicação tem como objetivo garantir mais transparência) das instituições governamentais.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Capacitação em Auditoria Interna fortalece gestão pública e promove transparência no estado apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.



