
O objetivo é capacitar profissionais que atuam na detecção precoce de surtos, epidemias e demais riscos sanitários, por meio do uso de tecnologias de inteligência
Teve início na quarta-feira (2) e segue até esta quinta-feira (3), a capacitação voltada aos técnicos da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) e dos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do município de Porto Velho, com foco na implementação da Plataforma EIOS (Epidemic Intelligence from Open Sources), também conhecida como o “Waze da Saúde”.
A atividade representa um avanço significativo para o fortalecimento da vigilância epidemiológica em Rondônia e integra os esforços da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública (Rede Cievs). O objetivo é capacitar profissionais que atuam na detecção precoce de surtos, epidemias e demais riscos sanitários, por meio do uso de tecnologias de inteligência aplicadas a fontes abertas de informação.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a implantação do EIOS fortalece a capacidade de resposta do estado frente a emergências em saúde pública. “A informação ágil e qualificada salva vidas, e Rondônia está alinhada às melhores práticas globais de vigilância”, ressaltou.
O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, informou que a iniciativa é uma ação conjunta do governo do estado, em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, e conta com a participação das formadoras técnicas do Ministério da Saúde, Caroline Nunes e Gabrielle Wanzeller, além da técnica do Departamento de Emergência do Escritório Regional da OPAS/OMS, Gabriela Boitrago, responsáveis pela condução da oficina de qualificação sobre a estratégia EIOS.
PLATAFORMA
Desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e coordenada regionalmente pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a plataforma EIOS utiliza algoritmos e inteligência artificial para captar, organizar e analisar dados públicos oriundos de redes sociais, sites de notícias, blogs e comunicados oficiais. Assim como o aplicativo de navegação colaborativo de trânsito, o sistema permite identificar rotas de risco e emitir alertas em tempo real sobre potenciais ameaças à saúde pública.

Profissionais da Agevisa/RO e do CIEVS municipal de Porto Velho
Desde 2022, o Brasil integra a coordenação global da EIOS, e o Ministério da Saúde vem expandindo sua aplicação em todo o território nacional. A ferramenta fortalece a atuação dos Cievs e amplia a capacidade de resposta do país a emergências sanitárias, com decisões mais rápidas e baseadas em evidências.
TREINAMENTO
A capacitação está sendo organizada por profissionais da Agevisa/RO e do Cievs municipal de Porto Velho. O treinamento inclui oficinas práticas de análise de dados e simulações de resposta rápida a eventos identificados pela plataforma.
Segundo o coordenador estadual do Cievs, Eduardo Honda, “a implementação do EIOS em Rondônia representa uma virada tecnológica e estratégica para a vigilância. Com ela, podemos antecipar situações críticas antes mesmo que apareçam nas estatísticas formais.”
A chegada do “Waze da Saúde” ao estado consolida Rondônia como referência regional em vigilância digital e resposta inteligente a ameaças sanitárias, contribuindo para uma saúde pública mais preventiva, integrada e eficiente.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Capacitação realizada pelo Ministério da Saúde em Rondônia fortalece vigilância epidemiológica no estado apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.