Um café da manhã especial em um parque público de Porto Velho
Com o objetivo de promover bem-estar, socialização e cuidado com a saúde mental, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Madeira-Mamorél realizou, na última sexta-feira (1), um café da manhã especial em um parque público de Porto Velho. A atividade reuniu pacientes e profissionais da unidade em um ambiente aberto, com dinâmicas de grupo, ações recreativas e momentos de expressão pessoal, fortalecendo os vínculos e a convivência.
O encontro ofereceu aos participantes um ambiente aberto e acolhedor, em contato direto com a natureza. Além do café da manhã coletivo, a programação contou com dinâmicas de grupo, jogos de memória, caminhada ao ar livre e atividades físicas leves, todas voltadas ao fortalecimento dos vínculos sociais e à promoção do bem-estar.
A diretora do Caps, Janaína Quintanilha, destacou a importância de proporcionar momentos como esse aos pacientes, reforçando o espírito coletivo que marcou o encontro. “A interação com a natureza, a escuta entre os pares e o movimento do corpo são elementos terapêuticos que ampliam os efeitos do tratamento oferecido dentro da unidade”, afirmou.
Durante uma das dinâmicas realizadas com servidores e pacientes, os participantes foram convidados a destacar qualidades uns dos outros. Entre os atributos mais citados estavam alegria, bondade, gentileza, educação e simpatia. Segundo o secretário de Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, ações como essa reforçam o compromisso da gestão nos cuidados com a saúde da população, oferecendo assim, uma abordagem mais humanizada aos pacientes.
Um dos pacientes presentes, de 59 anos, compartilhou sua gratidão pelo atendimento recebido e contou que participa do Caps desde 2016. “Eu me sinto ouvido, respeitado. Essas atividades me ajudam a pintar novamente, me encontro nas cores e nas conversas”, disse ele, que é artista plástico.

O Caps Madeira-Mamoré é composto por uma equipe multiprofissional
SOBRE O CAPS
Para receber atendimento no Caps, é necessário encaminhamento médico, que pode ser solicitado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A unidade realiza tratamento para pessoas com mais de 18 anos que apresentem transtornos mentais severos, como esquizofrenia ou outros quadros com comprometimento psíquico.
O Caps Madeira-Mamoré está localizado na Rua Elias Gorayeb, n° 2.576, no bairro São Cristóvão, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A equipe da unidade é composta por médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, terapeuta ocupacional, assistentes sociais, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de direção, administração e equipe de apoio.
Atendimentos especializados:
Atendimento psiquiátrico;
Plantão psicológico;
Avaliação e acompanhamento em saúde mental;
Atendimento multiprofissional;
Oficinas terapêuticas (yoga, terapia corporal, música, memória e arte);
Visitas domiciliares a pacientes com quadros graves;
Matriciamento às equipes da Atenção Básica.
Os acompanhamentos são realizados diariamente. E, quando o paciente deixa de comparecer às consultas, a equipe realiza visitas domiciliares para garantir a continuidade do cuidado.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Caps Madeira-Mamoré promove manhã de afeto, partilha e saúde mental em atividade ao ar livre apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.




