Interrupção afetou algumas regiões dos municípios e foi provocada por falha no Sistema Interligado Nacional (SIN). ONS ainda não divulgou as causas da ocorrência, mas informou que está investigando.
Cidades de Rondônia e Acre registraram interrupções no fornecimento de energia elétrica na tarde desta sexta-feira (25). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema começou após um desligamento automático em três linhas de transmissão que ligam Vilhena (RO) a Pimenta Bueno (RO).
Em Rondônia, 20 cidades foram afetadas. Segundo a Energisa, a interrupção no fornecimento foi causada por um problema externo no Sistema Interligado Nacional (SIN), sem ligação direta com a empresa. A falha afetou algumas regiões dos municípios, e o restabelecimento da energia começou após autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), às 15h10, sendo normalizado completamente às 15h15.
Já no Acre, pelo menos três cidades tiveram o fornecimento de energia afetado. De acordo com a concessionária de energia, o desligamento começou às 13h07 e seguiu uma medida de segurança chamada Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), usada para evitar problemas maiores no sistema elétrico. A energia foi totalmente restabelecida às 13h49.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), às 15h07, houve um desligamento automático em três linhas de transmissão de energia entre Vilhena (RO) e Pimenta Bueno (RO). Com isso, os estados de Rondônia e Acre ficaram temporariamente fora do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Depois disso, por causa das mudanças nas condições do sistema, três unidades da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio também foram desligadas. Isso causou a interrupção de 130 megawatts (MW) de energia em Rondônia e 17 MW no Acre.
Ainda segundo o ONS, assim que a falha foi identificada, os responsáveis pelo sistema agiram para normalizar a situação. Às 16h04, toda a energia dos dois estados já havia sido restabelecida.
Por g1 RO e Rede Amazônica