União Bandeirantes escreve um novo capítulo na produção de cacau, liderado por famílias pioneiras. Produção anual do produto no distrito é de cerca de 15 mil quilos.
O estado de Rondônia está se firmando como um dos principais produtores de cacau do Brasil, com todo esse crescimento o estado ja ocupa a 4ª colocação no ranking nacional, atrás apenas dos estados da Bahia, Pará, e Espirito Santo. O distrito de União Bandeirantes tem se destacado nos últimos anos como um dos principais produtores de cacau. A região que já e conhecida pela produção do leite, gado, café, agora se transforma em referência no cultivo do cacau.
Atualmente no distrito, cerca de 20 produtores rurais trabalham no cultivo do cacau que contam com o apoio de vários órgãos como o Emater, Senar, Seagri, Semagri, que prestam assistência técnica aos produtores de União Bandeirantes.
CONCACAU
A 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia, aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro no município de Jarú, promovido pelo Governo do Estado de Rondônia e organizado pela Secretaria de Agricultura (Seagri) e pela Emater RO.
Além de vários atividades realizadas dentro do evento, houve o torneio da quebra de cacau, que teve a participação de uma equipe representando União Bandeirantes, formada pelo Sr. Edson Moreira (Baiano do facão) e a Dona Maria da 101.
Incentivados pela Gerente da Emater de União Bandeirantes, Engenheira Agrônoma Rosângela Veiga, Baiano do Facão falou a reportagem que foi um surpresa ganhar o 3º lugar, “não esperava que isso fosse acontecer”, até pela quantidade de participantes do torneio.
Do distrito, a Emater em pareceria com o Sebrae e o Senar, fretaram um ônibus para transportar os produtores até Jarú , que contou até com torcida organizada . Para a Gerente da Emater de UB Rosângela Veiga, “é muito gratificante poder levar os produtores para este evento”, e destacou a importância desse premio para o nosso distrito.
Durante a cerimônia de abertura, o secretário da Seagri, Luiz Paulo, enalteceu a iniciativa do governo de Rondônia, com a promoção do Concacau e afirmou acreditar no potencial da produção rondoniense. “Nosso produto tem qualidade e pode participar em situação de igualdade com outros produtores no território nacional. Tudo isso irá proporcionar a verticalização dos produtos derivados do cacau, agregando cada vez mais valor às produções de cacau dos pequenos produtores e fomentando a economia local. Todos estão de parabéns pelos esforços em produzir com qualidade e sustentabilidade”, ressaltou.
O presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, esteve presente e destacou a importância das ações conjuntas do concurso e festival do chocolate, o que abrilhantou, ainda mais, todo o evento. “Uma estratégia assertiva e que, também, por meio da soma de forças, junto à Seagri e demais órgãos parceiros, que impulsionam essa cadeia produtiva. Os produtores do cacau estão de parabéns, pois Rondônia está perto de ser o estado que produz a melhor amêndoa do país e do mundo, de forma sustentável. É isso que o governo de Rondônia anseia e esse continuará sendo o propósito”, destacou.
Texto: O bandeirantenews/Com. Gov.RO

Fotos e vídeos cedidos pelos participantes Aderval e Rosângela



