Da Redação O Bandeirante News
Casos de Dengue e Chikungunya aumentam no verão e a melhor forma de prevenir é eliminar os focos do mosquito.
As altas temperaturas associadas a um volume maior de chuvas neste período contribuem para acelerar o processo de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com Claudeir Pereira Neto, encarregado de campo de vigilância em saúde no distrito de União Bandeirantes, os focos do mosquito tem crescido significativamente e consequentemente aumentam os casos de dengue e chikungunya, são mais de 25 consultas por semana de pessoas com o diagnóstico das doenças, isso faz com que acende sinal de alerta para os moradores e as autoridades de saúde pública.
A equipe de campo de vigilância em saúde, tem intensificado as ações preventivas no distrito, orientando a população e combatendo os focos realizando campanhas educativa nas escolas, pois o aumento dos casos faz com que sobrecarregue os serviços de saúde em União Bandeirantes.
“Toda população tem que conscientizar sobre a necessidade dos cuidados básicos com medidas preventivas importantes como; Eliminando águas paradas em calhas, lajes, lixo, garrafas, pneus velhos, bebedouros de animais, caixas d’água com tampa, manter os quintais limpos, pois todos esses pequenos cuidados fazem a diferença na prevenção da dengue e de outros males transmitido pelo Aedes aegypti.” Pontuou Claudeir.
Conforme especialistas, o desenvolvimento do mosquito de ovo, passando por larva e pupa, até a faze adulta, geralmente entre 7 a 10 dias, dependendo dos fatores climáticos e ambientais.
Claudeir disse a reportagem do O Bandeirante News que a doença é transmitida pela picada do mosquito aedes aegypti fêmea que pica uma pessoa infectada e, ao picar outra pessoa transmite o vírus, e que a pessoa não sente dor como os mosquitos normais, só ira sentir o inicio dos sintomas, embora zika, chikungunya e dengue apresentem sinais parecidos, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo, machas vermelhas pelo corpo, há alguns sintomas marcantes que diferem. A principal manifestação de chikungunya, por exemplo, são as fortes dores nas articulações, a artralgia. Essa artralgia pode se manifestar em todas as articulações, mas, em especial, nas dos pés e das mãos, como dedos, tornozelos e pulsos. Na chikungunya, essas dores são decorrentes de um processo inflamatório nas articulações.