Os novos conselheiros discutiram formas de ampliar o conhecimento da população geral à cerca das riquezas dos estados
O Conselho Curador da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas, Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero) realizou sua 2ª reunião ordinária de 2025, em Porto Velho. Durante o encontro, que aconteceu no dia 15 de setembro, novos membros do conselho curador foram empossados, houve a apresentação da Prestação de Contas de 2024 e dos novos diretores da Fapero, que assumiram recentemente os cargos das Diretorias Científica e de Inovação.
O Conselho Curador é a instância responsável por definir as diretrizes estratégicas e assegurar a conformidade institucional da Fundação. Compete a ele aprovar o planejamento, o orçamento anual e as normas que regem as atividades da Fapero, além de deliberar sobre questões relevantes para o fomento à pesquisa e à inovação em Rondônia.
A assessora da Casa Civil, Dirlaine Jaqueline Cassol, foi eleita presidente do Colegiado para o biênio 2025-2026, escolhida pelos próprios membros do Conselho. Além da escolha da nova presidente, os conselheiros discutiram formas de ampliar o conhecimento da população geral à cerca das riquezas dos estados, do ecossistema de inovação e a função da Fapero. Também foi destacada a importância do desenvolvimento tecnológico na agricultura familiar.
Durante o encontro, discutiu-se também, propostas voltadas ao fortalecimento institucional da Fundação, com destaque nas estratégias para a popularização da ciência, ampliação dos programas e parcerias com outras instituições, além da possibilidade de mudança da lei de orçamento mínimo a ser estabelecido no montante de orçamento para a Fapero.
Novos membros do conselho curador empossados:
- Dirlaine Jaqueline Cassol – Presidente eleita (Casa Civil do Estado de Rondônia)
- Rogério Cajueiro da Silva – Titular (Secretaria de Estado da Educação)
- Deise Silva Lima – Suplente (Seduc)
- Lauro Fernandes da Silva Júnior – Titular (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico)
- Ivonete Afonso da Silva – Suplente (Sedec)
Empossada como presidente do Conselho Curador, Jaqueline Cassol, agradeceu a confiança dos conselheiros e reforçou o compromisso com a missão da Fapero, que tem como objetivo promover, apoiar e desenvolver ações científicas, tecnológicas e de pesquisa no estado de Rondônia. Em sua fala, a presidente ressaltou ainda a importância da popularização da ciência e do reconhecimento da instituição como fomentadora de ciência, pesquisa e inovação em Rondônia.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Novo presidente e conselheiros são empossados pelo Conselho Curador da Fapero para biênio 2025-2026 apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.




