
A iniciativa visa reintegração social por meio da arte e da educação, atingindo mais de 40 mulheres em unidades prisionais
Em uma iniciativa de reintegração social por meio da arte, da terapia ocupacional e da educação, o governo de Rondônia realizou, entre os dias 2 de julho e 19 de agosto, a oficina “Arte e Terapia – Bonecas”, voltada para mulheres privadas de liberdade nos municípios de Rolim de Moura, Cacoal e Pimenta Bueno.
Promovida pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) e com o apoio da Universidade Federal de Rondônia (Unir), a atividade teve como proposta oferecer, além da capacitação artesanal, uma oportunidade de terapia ocupacional às internas.
Durante a oficina, elas aprenderam a confeccionar bonecas de pano totalmente artesanais, utilizando técnicas manuais que, futuramente, podem representar uma alternativa de geração de renda.
A oficina, com carga horária média de seis horas, foi realizada presencialmente nas unidades prisionais dos três municípios. As atividades ocorreram nas seguintes datas:
2 de julho – Penitenciária Regional de Rolim de Moura;
18 de agosto – Casa de Detenção de Cacoal; e
19 de agosto – Casa de Detenção de Pimenta Bueno.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto fortalece a reintegração social, por meio da arte e educação, beneficiando além das mulheres, toda a sociedade.
EDUCAÇÃO, ARTE E ACOLHIMENTO
As oficinas foram ministradas pela assistente social do Tribunal de Justiça de Cacoal, Ivonete Carvalho Silva. Os exemplares produzidos foram entregues aos familiares das internas.
Ao todo, 40 mulheres participaram da atividade:
- 13 em Rolim de Moura;
- 11 em Cacoal; e
- 16 em Pimenta Bueno.
Em Cacoal e Pimenta Bueno, o projeto contou ainda com uma roda de conversa conduzida por psicólogos, que abordaram o tema “Paz em Casa”, discutindo os reflexos da violência doméstica e promovendo a conscientização das internas sobre a importância de romper com os ciclos de violência.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou a importância das parcerias que atuam em conjunto pela cidadania e dignidade humana. “Esse trabalho é uma união de esforços. A oficina oferece algo que vai além da capacitação: uma oportunidade real de transformação pessoal. Esse é o caminho para reintegração social.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Oficina de bonecas para mulheres privadas de liberdade promove inclusão social por meio da arte apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.