Abertura do evento aconteceu no auditório do Ministério Público, na segunda-feira (4)
Mais uma edição do “Café com Ouvidoria”, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), foi realizada nos dias 4 e 5 de agosto, no auditório do Ministério Público de Rondônia (MPRO), em Porto Velho. Este é o quarto evento desta natureza, com foco em informações sobre a mediação de conflitos e o combate e prevenção ao assédio moral e sexual. O objetivo é conscientizar gestores e servidores, promovendo a integridade física e psicológica dos profissionais.
Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa da Ouvidoria visa a promoção de um ambiente de trabalho cada vez mais saudável e produtivo. A ação integra o Plano Anual da Ouvidoria e faz parte de uma política contínua do governo do estado.
Para o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, “ao trazer a temática, a Ouvidoria do Detran segue a tendência nacional de valorização da escuta ativa e da participação social como ferramentas de aprimoramento da gestão pública.”
Estiveram presentes na abertura do evento o diretor-geral adjunto do Detran-RO, Helberth Aldimas Soares Ferreira; o ouvidor-geral do estado, coronel Erasmo Meireles, e a ouvidora do MPRO, Andréa Damacena.
A ação foi voltada aos servidores da Diretoria Financeira do Detran-RO (Dipafi). Segundo a ouvidora Hellen Florêncio, “a Dipafi é o corpo gestor da Autarquia, e isso demonstra interesse dos diretores em participarem desta temática tão importante para a sociedade, e reforçarem essas ações em seus setores.”
PALESTRAS
Durante o primeiro dia de evento, foram promovidas palestras e rodas de conversa. A ouvidora Hellen Florêncio tratou sobre a importância da mediação de conflitos e o papel da Ouvidoria como instância de escuta, orientação e resolução de demandas internas e externas. De acordo com dados apresentados, Florêncio explanou sobre o papel da Ouvidoria ao servir como canal de interlocução entre a sociedade e os servidores, assim como uma ferramenta para atuar dentro da gestão pública para melhor funcionamento do serviço público.
O corregedor-geral do Detran, Vinicius Lucena tratou sobre a prevenção e combate ao assédio moral e sexual no trabalho, explanando as Leis e Regulamentações, as medidas de prevenção para criar uma cultura de respeito no ambiente de trabalho, assim como promover um ambiente de diálogo com promoção da diversidade e inclusão.
OUVIDORIAS
As Ouvidorias são instâncias de controle e participação social responsáveis por interagirem com os usuários, com o objetivo de aprimorar a gestão pública e melhorar os serviços oferecidos, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável. Além de fortalecer a cultura de respeito e dignidade no serviço público, iniciativas como o “Café com a Ouvidoria” apostam na inovação da gestão como meio de oferecer serviços de qualidade à população, reduzir gastos e gerar satisfação social.
COMO ENTRAR EM CONTATO COM A OUVIDORIA DO DETRAN-RO
O atendimento, em dias úteis, é das 7h30 às 13h30. O atendimento presencial é na Rua Dr. José Adelino, nº 4.477, em Porto Velho. Também é possível fazer sugestões, reclamações, denúncias, ou elogios, de forma anônima, através do Portal do Detran-RO, na aba Ouvidoria. Também são disponibilizados o Whatsapp: (69) 99304-1160 (somente mensagem de texto), e o e-mail: ouvidoria@detran.ro.gov.br
O post Ouvidoria do Detran-RO promove evento sobre ambiente de trabalho com integridade física e psicológica apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.