Palestra sobre “Linguagem Simples no Relacionamento com o Contribuinte” compõe a programação de Workshop promovido pela Sefin
A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) participou do Workshop Integra Sefin, promovido pela Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), com foco na capacitação de servidores para melhoria do atendimento ao cidadão. A programação contou com a palestra “Linguagem Simples no Relacionamento com o Contribuinte” e uma roda de conversa com servidores sobre a temática.
As atividades foram apresentadas pela assessora da Coordenadoria de Gestão Estratégica da Setic, Ediane Egert Galvão e pela gerente de Transformação Digital, Sara Grécia Nogueira, que abordaram os principais fundamentos da Linguagem Simples, como: o princípio da compreensibilidade, que assegura clareza e facilidade na leitura e o princípio da usabilidade, que garante a contínua atualização das informações.
A iniciativa tem como objetivo capacitar os servidores que atuam diretamente no atendimento ao público em todo o estado, promovendo alinhamento com as diretrizes institucionais e fortalecendo o relacionamento com o cidadão.
A assessora Ediane explicou que a adoção da Linguagem Simples contribui para uma comunicação mais clara e pode ser aplicada de forma prática no atendimento ao contribuinte.
Para o diretor técnico da Setic, Gabriel Carrijo, iniciativas como essa reforçam o compromisso do governo de Rondônia com a comunicação acessível. “A Linguagem Simples aproxima o serviço público da população. Quando o cidadão entende com facilidade as informações que recebe, o atendimento melhora e a confiança nas instituições aumenta”, afirmou.
LINGUAGEM SIMPLES
É uma abordagem que busca tornar a comunicação mais clara, objetiva e acessível para todos os cidadãos. Ao utilizar textos mais diretos, melhora-se o entendimento de informações essenciais sobre serviços públicos e o direito à informação é garantido.
Além da capacitação de servidores, o governo de Rondônia tem aplicado a Linguagem Simples na transformação digital dos serviços públicos. Para apoiar essa prática, a Setic lançou, em 2024, o Guia de Linguagem Simples, disponível na plataforma Wiki Setic, reunindo orientações práticas para tornar a comunicação mais clara e acessível à população.
Disponível também, o curso “Elaboração de Cartas de Serviços e Linguagem Simples”, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que contribui com a formação dos servidores em linguagem cidadã.
Essa abordagem também está prevista na Portaria nº 151, de 12 de novembro de 2024, que determina que os serviços publicados no Portal do Cidadão passem por análise da Setic para adequação à Linguagem Simples, sempre que necessário. A medida reforça o compromisso do Estado com o acesso pleno e descomplicado às informações.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Palestra orienta servidores sobre uso da Linguagem Simples no atendimento ao cidadão apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.