Quase uma tonelada de ingredientes será usada na receita. De acordo com a organização, cada pedaço será entregue em guardanapos e não será necessário levar recipiente de casa.
Porto Velho completa, na quinta-feira (2), 111 anos de criação e para marcar a data, a cidade vai ganhar um sabor especial: um bolo de 111 metros de comprimento, com capacidade de servir até 30 mil pessoas, segundo a Prefeitura.
Quase uma tonelada de ingredientes será usada na receita. Serão:
- 350 quilos de trigo,
- 350 quilos de açúcar,
- 65 quilos de emulsificante,
- 20 quilos de fermento,
- 7 quilos de antimofo e
- 235 cartelas de ovos (com 30 unidades cada).
🎂 Para entender o tamanho real do bolo, é possível usar como comparação um dos exemplos abaixo:
- Um campo de futebol oficial tem cerca de 105 metros de comprimento. Ou seja, o bolo é maior que um campo inteiro.
- Um prédio de 37 andares (considerando 3 metros por andar) teria altura semelhante se o bolo fosse colocado em pé.
- É o equivalente a 18 caminhões 3/4 estacionados em fila (considerando que cada um mede cerca de 6 metros).
- Equivale também a um quarteirão inteiro em muitas cidades.
- Se fosse colocado ao longo da rua, ocuparia o espaço de mais de uma quadra de vôlei e uma de basquete juntas.
A produção começa com antecedência. Serão quatro dias de preparo, sempre a partir das 7h30 da manhã, com previsão de que o bolo seja servido às 16h no dia da festa. Para facilitar o transporte, o doce será feito em partes e montado diretamente no local, na avenida Sete de Setembro.
Mais de 70 pessoas estarão envolvidas na produção, entre alunos do Senai, estudantes de gastronomia de escolas privadas, professores e chefs renomados. No dia do evento, uma equipe de 300 pessoas ficará responsável por cortar e servir as fatias ao público.
Aniversário de Porto Velho
A festa de aniversário de Porto Velho vai durar cinco dias, entre 1º a 5 de outubro, em frente à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, um dos principais cartões-postais da cidade.
A comemoração vai contar com um show gratuito da Joelma, no dia 2 de outubro. A programação também vai contar com a dupla gospel Jefferson e Suellen, grupo infantil 3 Palavrinhas, além de artistas locais.
Uma das grandes novidades deste ano é o Beiradão Cultural, marcado para o dia 3 (sexta-feira), a partir das 18h. Inspirado na “Virada Cultural”, que acontece em diversos estados do país, o evento promete 12 horas de música sem interrupção, atravessando a madrugada até as 6h da manhã do dia 4 (sábado).
Além dos eventos, a tradicional locomotiva 18, da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), deve voltar a circular durante a celebração.
Outro destaque da programação será a reinauguração da Praça Jonathas Pedrosa, a primeira construída na cidade, que passou por uma ampla revitalização e será entregue à população durante o evento.
De acordo com a prefeitura de Porto Velho, a proposta é transformar o centro histórico em um grande palco a céu aberto, celebrando a diversidade cultural da capital e oferecendo uma experiência única para moradores e visitantes.
Por Amanda Oliveira, g1 RO