Outros casais do mesmo sexo já haviam recebido a certidão de casamento anteriormente, mas sem participar da solenidade. A ideia inicial era fazer uma cerimônia reservada, mas o desejo de mostrar ao mundo o que sentiam falou mais alto.
O casal Miqueias e Alex, de Cerejeiras (RO), entrou para a história da Justiça Rápida Itinerante do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) como o primeiro casal homoafetivo a participar presencialmente de uma cerimônia de casamento comunitário. Outros casais do mesmo sexo já haviam recebido a certidão de casamento anteriormente, mas sem participar da solenidade.
O sonho do casamento presencial quase não aconteceu. Miqueias conta que, no início, os dois tinham receio de sofrer preconceito durante a cerimônia. A decisão só veio depois de uma conversa com a organizadora do evento, que encorajou o casal a viver esse momento de forma plena, com amor e orgulho.
“Demorei um pouco pra aceitar a ideia de casar no casamento comunitário pelo fato de ter bastante gente. Estava com medo de sofrer homofobia, então eu estava um pouco receoso porque iríamos ser somente nós de casal homoafetivo”, contou Miqueias.
“Meu parceiro, conversando comigo, falou que o momento perfeito somos nós que fazemos. Então decidimos nos casar e que aquele momento seria nosso, independente dos olhares de julgamento e das críticas que geraria. Afinal, somos apenas duas pessoas que se amam e que não precisam da aprovação de ninguém pra ser feliz”, completou.
Casamento com direito à história
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/E/r/u8FnvrQDeP1yvVFnPLZA/0m7a2091-enhanced-nr.jpg)
Miqueias e Alex — Foto: Divulgação/TJ-RO
Por Amanda Oliveira, g1 RO



