
Prontuário reúne informações, como: nome, apelido, música favorita, prato preferido e um espaço destinado às mensagens de apoio
A Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) e o Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) implementaram em seus leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) o projeto Prontuário Afetivo, que reúne informações, como: nome, apelido, música favorita, prato preferido e um espaço destinado às mensagens de apoio e carinho, aproximando os profissionais dos pacientes.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o estado tem avançado com tecnologia e estrutura, mas acima de tudo, com sensibilidade e acolhimento.
A AMI, unidade de extensão da UTI do Pronto-Socorro João Paulo II, que recebe pacientes em estado grave também aderiu à iniciativa. A diretora adjunta, Midiã Quirino, afirmou que a proposta permite personalizar o atendimento, valorizando as individualidades de cada paciente. “Abraçamos essa ideia para uma maior aproximação com os pacientes. O “Prontuário Afetivo” ajuda a tornar esse momento mais acolhedor e contribui positivamente para o tratamento.”
A coordenadora do Núcleo de Psicologia do Heuro, Marcilene Rodrigues, destacou que o projeto foi muito bem recebido pelos familiares. “Tratar o paciente de forma mais humanizada gera acolhimento e promove ainda mais segurança para o seu bem-estar emocional.”
INVESTIMENTOS

O projeto permite mostrar as individualidades do paciente
Além dos prontuários, o governo de Rondônia investiu na compra de televisores para instalação nos leitos das unidades, o que tem ajudado a aliviar o estresse, diminuir a ansiedade e oferecer uma distração positiva durante o período de internação, especialmente nos casos em que o paciente precisa permanecer por vários dias no hospital. Para muitos, acompanhar uma programação televisiva proporciona uma sensação de normalidade em meio à rotina hospitalar.
Foram investidos R$ 477.613,62 na aquisição de 268 TVs Smart de 32 e 60 polegadas que serão distribuídas nas unidades hospitalares e gerências regionais de saúde do estado.
De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, as unidades de saúde devem ser espaços de cuidado integral que acolhem, tratam e valorizam cada indivíduo. “A gestão estadual segue comprometida em oferecer uma saúde pública mais humana e acolhedora para todos os usuários do Sistema Único de Saúde”, frisou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Projeto “Prontuário Afetivo” fortalece atendimento humanizado nas UTIs de unidades de saúde apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.