A reunião tem o objetivo de promover o planejamento das ações da cadeia produtiva do cacau, fortalecer a articulação entre os setores envolvidos e garantir avanços na qualidade da produção rondoniense
Com o objetivo de fortalecer o planejamento estratégico e as ações voltadas ao desenvolvimento da cacauicultura no estado, o governo de Rondônia realizará, a 1ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial do Cacau de Rondônia (CSCacau), no dia 19 de fevereiro, às 10h, na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em Porto Velho.
A reunião tem o objetivo de promover o planejamento das ações da cadeia produtiva do cacau, fortalecer a articulação entre os setores envolvidos e garantir avanços na qualidade da produção rondoniense. O encontro reúne representantes do setor produtivo, instituições parceiras e órgãos públicos ligados à cadeia produtiva do cacau.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia agrícola, especialmente na produção do cacau amazônico são essenciais. “Para incentivar o setor, diversas iniciativas vêm sendo implementadas pelo governo e, o suporte à comercialização tem sido fundamental para garantir que os produtores tenham acesso a mercados justos e sustentáveis, a fim de fortalecer a economia local e promover o crescimento da cacauicultura na região”, ressaltou.

Durante a reunião, serão debatidos temas para o crescimento e a organização do setor
Durante a reunião, serão debatidos temas para o crescimento e a organização do setor, entre eles:
- Eleição da nova Diretoria da Câmara Setorial Cacau para o biênio fevereiro/2026 a fevereiro/2028;
- Atualização sobre o monitoramento, controle e combate à monilíase no Brasil e em Rondônia;
- Certificação sanitária e cadastro agropecuário;
- Regulamentação nacional e exigências dos estados compradores quanto à certificação fitossanitária;
- Alinhamento das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) voltadas à certificação fitossanitária;
- Organização do Comitê Polo do Cacau;
- Comercialização de amêndoas de cacau;
- Outros assuntos de interesse do setor.
O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, enfatizou que a reunião é fundamental para garantir avanços organizados e sustentáveis na cadeia produtiva. “A Câmara Setorial é um espaço estratégico de diálogo e construção conjunta. O objetivo é planejar ações que fortaleçam a produção de cacau em Rondônia, assegurando qualidade, sanidade e melhores condições de comercialização para os produtores.”
Secom



