Plataforma de jogos gratuitos agora disponível no site e no app
O YouTube anunciou, nesta terça-feira (28), a liberação do recurso Playables para todos os usuários, tanto no site quanto nos aplicativos para Android e iOS. Antes, essa coleção de jogos gratuitos estava acessível apenas para alguns assinantes do plano Premium em mercados selecionados.
Lançada em novembro do ano passado, a plataforma Playables estava em fase de testes e disponível para poucos usuários. Atualmente, o serviço conta com um acervo de mais de 75 jogos gratuitos, que podem ser jogados diretamente pelo app ou site.
O foco da Playables são jogos leves e populares, como Angry Birds Showdown, Words of Wonders, Cut the Rope e Tomb of the Mask. O interessante é que os títulos disponíveis na plataforma não possuem anúncios. Além disso, os usuários podem salvar o progresso, acompanhar as melhores pontuações e compartilhar os jogos com amigos.

É importante ressaltar que o serviço será liberado gradualmente para todos os usuários. Portanto, se o Playables ainda não estiver disponível na sua conta, é só aguardar um pouco.

Gigantes de tecnologia investem em jogos
O Google não é a única gigante de tecnologia a investir em jogos gratuitos. A Netflix lançou sua plataforma de jogos em 2021, e a Amazon também possui sua própria plataforma de games. Ambas as empresas oferecem alguns títulos sem custo adicional para seus assinantes.
Cada companhia tem uma estratégia diferente. A Amazon, por exemplo, distribui periodicamente títulos de grandes desenvolvedoras para PCs e consoles, agregando valor ao serviço Prime, que também inclui músicas, livros e filmes. Já o YouTube adota uma abordagem mais sutil, pelo menos por enquanto, sem dar sinais de que pretende monetizar diretamente o serviço de jogos. No entanto, é provável que os jogos mantenham os usuários online por mais tempo.