
Programação reuniu oficinas de fotografia criativa e artesanato em palha de buriti, além de exposições e rodas de conversa
A Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste, recebeu o 3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo, no período de 17 a 21 de setembro. O evento, que celebrou a memória, a resistência e a diversidade afro-brasileira, foi viabilizado pelo governo de Rondônia, por meio do Edital nº 10/2024/SEJUCEL-SIEC LPG – Fomento para Produção de Artes Integradas Rondoniense, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, que tem garantido apoio efetivo para o fortalecimento da cultura em Rondônia.
Realizado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), a programação do festival foi gratuita e reuniu oficinas de fotografia criativa e artesanato em palha de buriti, além de exposições e rodas de conversa realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Inácio de Castro, em Pimenta Bueno, dentro da comunidade quilombola.
O público prestigiou também as apresentações de danças afro-brasileiras, desfiles culturais e atrações musicais variadas, realizadas no Centro de Eventos Paula Leite Ribeiro, todas com tradução em Libras, reforçando o compromisso com a inclusão e a acessibilidade.

Evento celebrou a memória, a resistência e a diversidade afro-brasileira
A presidente da Associação Diversidade Amazônica, Andréia Santos Machado, ressaltou que “participar e ser contemplada nesse edital foi fundamental, porque possibilitou o fomento necessário para a realização do festival, que teve grande impacto para a comunidade. Conseguimos levar programação artística, ações formativas e momentos de valorização da nossa cultura. Sou grata ao governo do estado e à Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, por esse apoio. Espero que novos editais sejam lançados para que possamos dar continuidade a esse trabalho e fortalecer ainda mais a cultura em Rondônia.”
Para o titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Paulo Higo Ferreira, o festival reafirma a importância da atuação conjunta entre governo e sociedade civil. “Esse evento mostra como os editais chegam até as comunidades, permitindo que os próprios artistas e produtores culturais deem vida às suas histórias e tradições. Nossa missão é fortalecer esse movimento, garantindo cada vez mais oportunidades para que a cultura rondoniense seja reconhecida e celebrada”, salientou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo valoriza tradições afro-brasileiras em Pimenteiras do Oeste apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.