
34 reeducandos atuam na limpeza urbana e produção de artefatos de concreto, fortalecendo a reinserção social
O governo de Rondônia, em parceria com a Prefeitura de Vilhena, realizou na sexta-feira (5), no Centro de Ressocialização Cone Sul, o relançamento do antigo Projeto Semear e Ressocializar. A iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), passa a se chamar programa Trabalho Certo e marca uma nova fase de fortalecimento das ações de ressocialização no estado.
O programa utilizará mão de obra reeducanda em prol da sociedade. Nesta primeira etapa, 34 reeducandos do regime fechado atuarão em Vilhena. Eles contribuirão diretamente na manutenção e limpeza urbana da cidade e na produção de artefatos de concreto no Centro de Ressocialização Cone Sul. O material será destinado ao município, que fornecerá os insumos e remunerará os privados de liberdade pelo serviço prestado, garantindo ocupação produtiva, aprendizado e geração de renda, além de benefícios visíveis para comunidade.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo do estado tem trabalhado e promovido iniciativas que buscam reduzir a reincidência criminal, com ações de policiamento ostensivo e também de ressocialização, tornando o estado cada vez mais seguro para todos.
NOVAS DIRETRIZES
Na quarta-feira (4), policiais penais de Vilhena participaram de um treinamento específico sobre o Procedimento Operacional Padrão (POP) e a Portaria de Classificação. Esses instrumentos irão padronizar e organizar as atividades, trazendo mais segurança na execução das tarefas e clareza na seleção dos reeducandos aptos a participar dos projetos.
O programa Trabalho Certo será expandido para todo o estado, com a aplicação do POP e da Portaria de Classificação em todos os projetos desenvolvidos em parceria entre o governo de Rondônia e as prefeituras municipais. Dessa forma, haverá mais uniformidade, transparência e resultados positivos no processo de reinserção social.

Iniciativa oferece aprendizado, ocupação produtiva e benefícios à comunidade
O gerente de Ressocialização Social da Sejus, Fábio Recalde, ressaltou o impacto esperado da ação, destacando que o programa representa esperança e transformação, pois ao mesmo tempo em que garante disciplina e organização para o sistema prisional, oferecerá aos reeducandos a oportunidade de se preparar para uma nova etapa de suas vidas. “Quando eles aprendem, trabalham e recebem por isso, estamos plantando as sementes de uma reinserção social verdadeira.”
Segundo o secretário adjunto de Justiça, Ebenézer Moreira Borges, ao oferecer oportunidades de trabalho e dignidade às pessoas privadas de liberdade, o governo do estado contribui para a redução da reincidência criminal e para a construção de uma sociedade mais justa e segura. “Com o programa Trabalho Certo, damos um passo importante para que a ressocialização aconteça de forma cada vez mais organizada, com eficiência e resultados concretos”, enfatizou.
Participaram do evento o secretário adjunto da Sejus, a Juíza de Direito, Ligiane Zigiotto Bender; o Secretário Executivo Regional, Wesley Rodrigo Germiniano; o gerente de reinserção social da Sejus, Fábio Recalde; e a Presidente do Fundo Penitenciário, Meire Oliveira.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Governo de RO relança Projeto Semear e Ressocializar em novo formato: programa Trabalho Certo apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.