
O objetivo do evento é apresentar os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores contemplados com recursos do Estado
Em sua terceira edição, o Simpósio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Simfap) – 2025 reuniu a comunidade acadêmica, científica e empreendedora de Rondônia, com destaque para os cases de sucesso do Programa Centelha. O objetivo do evento realizado nos dias 23, 24 e 25 de julho, que contou com a presença de autoridades estaduais, pesquisadores renomados e representantes de instituições de ensino e pesquisa foi apresentar à sociedade os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores contemplados com recursos do Estado, promovendo a divulgação científica. Ao mesmo tempo, o simpósio consagra o aprendizado e o networking em ciência, tecnologia e inovação, fortalecendo o ecossistema de pesquisa rondoniense.
Simpósio Fapero reúne comunidade científica e destaca inovação em Rondônia
Idealizado pela Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), o evento teve sua abertura oficial no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO). Na ocasião, foi lançada a Trilha de Capacitação do Centelha III, apontando os próximos passos do projeto. A cerimônia também comemorou os 14 anos da Fapero e contou com a entrega de portarias e menções honrosas aos participantes do Centelha II, além da apresentação de cases de sucesso do programa.
Organizado para estimular a interação entre a comunidade acadêmica e científica, o simpósio contou com apresentações de trabalhos de destaque e palestras sobre temas relevantes para todas as áreas do conhecimento.
O professor Dr. Marcelo Speziali, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e ex-diretor científico da Fundação de Amparo à Ciência, Pesquisa e Inovação de Minas Gerais, destacou a participação no evento. “Pesquisadores aqui presentes já desenvolvem trabalhos conjuntos com várias instituições de Rondônia, amparados pela Fapero, construindo projetos futuros. É emocionante ver a fundação promovendo ciência e fomentando trocas tão frutíferas”, salientou.
Nos dias 24 e 25, a programação seguiu com uma série de palestras e mesas-redondas, entre os temas abordados, estiveram, discussões sobre o Marco Legal de Inovação, cadeias produtivas, tecnologia e tradição, mulheres na ciência, telemedicina, ecossistema empreendedor e tecnologias para a agricultura familiar, entre outros assuntos.
A programação também incluiu apresentações de banners científicos, onde pesquisadores de instituições públicas e privadas puderam apresentar resultados de projetos e estudos, promovendo a troca de experiências e garantindo uma devolutiva à sociedade sobre os investimentos em pesquisa. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão e, ao final do evento, os melhores receberam o Prêmio Fapero de Banners Científicos, iniciativa que valoriza a produção científica local.
Confira a lista dos vencedores do “Prêmio Fapero de Banners Científicos”.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Simpósio reúne comunidade científica e destaca inovação em Rondônia apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.