
Foi apresentada a Metodologia para Escritório de Gerenciamento de Projetos para servidores da superintendência
Com o objetivo de melhorar a organização dos projetos e alinhar a atuação das equipes no planejamento e execução das demandas, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) apresentou, na quarta-feira (24), a Metodologia para Escritório de Gerenciamento de Projetos, para servidores da superintendência.
Alinhadas às diretrizes do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), a iniciativa marca um avanço na organização e padronização dos processos internos e vem acompanhada de uma Cartilha de Boas Práticas, desenvolvida para orientar servidores e equipes na aplicação da metodologia.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, iniciativas como esta evidencia um avanço na modernização da gestão pública. “Investimos em organização, planejamento e tecnologia para garantir que os projetos sejam executados com mais eficiência e tragam resultados concretos para a população”, destacou.
A Metodologia de Escritório de Projetos (MEP) estabelece um modelo estruturado para condução dos projetos, definindo etapas, papéis e responsabilidade, além de ferramentas essenciais para planejamento, execução e monitoramento. Entre os principais instrumentos estão:
- O termo de abertura;
- o mapeamento das partes interessadas;
- a matriz de responsabilidades (RACI);
- a gestão de riscos;
- o controle de mudanças; e
- os procedimentos de encerramento.
De acordo com o modelo apresentado, os projetos passam a seguir um fluxo organizado em cinco fases: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e o encerramento. Essa estrutura proporciona maior previsibilidade, transparência e acompanhamento dos resultados, contribuindo para decisões mais estratégicas.
Como complemento, a Cartilha de Boas Práticas foi desenvolvida com linguagem simples, reunindo orientações práticas para facilitar a aplicação da metodologia no dia a dia das equipes. O objetivo do material é apoiar servidores e gestores na adoção de padrões e na melhoria dos processos.
Com a implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), a Setic ratifica o propósito de uma gestão orientada a resultados, promovendo maior alinhamento estratégico, uso eficiente dos recursos públicos e entrega de soluções mais eficazes para a sociedade.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Nova metodologia para Escritório de Gerenciamento de Projetos é apresentada para servidores de Tecnologia apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.



